Siga @jasou_gentegrande

22 de maio de 2016

Resenha Will & Will - Um Nome, Um Destino



Editora: Galera


Autor(a): John Green e David Levithan

Classificação:  


Alguns lugares onde comprar:
Americanas/Saraiva/Submarino




Eu queria muito ler esse livro pois eu já havia lido todos os outros do John Green, e claro que eu precisava ter a sensação de ter lido todas as obras publicadas de um autor, e ele foi o primeiro e único até agora que eu consegui essa proeza! Will & Will, como vocês podem ver, é uma parceria do John com David Levithan (e eu posso dizer que esse é o primeiro livro dele que eu li).

Comecei a ler esse livro tendo uma ideia que acabou não sendo. Não tem nada a ver com o livro ser Gay, o fato é: Eu não vou contar, porque acho que isso é spoiler, e as pessoas devem descobrir por si mesmas.

Nesse livro temos dois pontos de vista, de um lado Will Grayson, e do outro, Will Grayson! 

Um Will Grayson, é amigo de Tiny Cooper, cujo nome parece ser um trocadilho: Tiny significa pequeno, miúdo... E o cara, é GIGANTE! Tiny é MUITO gay, ele esta promovendo um musical intitulado “Tiny Dancer”, o qual ele é o escritor e o ator principal. Tiny se apaixona a todo o momento, e tem o coração partido muitas vezes também. Há, Tiny Cooper é podre de rico!

A outra amiga do Will Grayson acima é Jane, que inicialmente Will não sabe se é gay ou não.

“__Você pode confiar na ideia de que gostar de alguém, como regra, acaba mal. O que é verdade. Gostar não leva ao sofrimento de vez e quando leva sempre.”

O outo Will Grayson ( que pertence a um outo cenário, outra cidade), é um garoto que sabe que é gay (mas ninguém mais sabe) , os capítulos narrados por esse Will são narrados em letras minúsculas, creio que tem a ver o a personalidade do menino, Will toma remédios antidepressivos e não se relaciona muito bem com as pessoas, nem mesmo sua mãe, e nem com a pessoa mais próxima a ele: Maura (“. . . é como aquelas pessoas que se tornam amigos na prisão, embora nunca fossem nem mesmo se falar se não estivesse ali. é assim que eu e maura somos acho.”). A única pessoas com quem Will se sente bem e que conta os segundos pra falar, é Isaac, um garoto que ele conheceu na internet, e que e troca mensagens há algum tempo. Isaac mora em Ohio.

“vivo constantemente dividido entre me matar e matar todos a minha volta”
Tiny tem o coração partido mais uma vez, mas faz de tudo para juntar Jane com Will (seu amigo). Will primeiramente não gosta de Jane, depois ele já acha que gosta, depois ele não tem certeza de nenhum dos dois, depois. . .

O Will Grayson “amigo” de Maura está cada vez mais apaixonado por Isaac, e tem que lidar com as insistências de Maura, que diz que ele está escondendo alguma coisa dela.

Muito mais coisas acontece na vida dessas pessoas, alguns desses acontecimentos levam ao encontro dos Will Graysons, ou melhor dizendo, ao encontro dos dois mundos.

Tiny, Jane e Will vão a um show em outra cidade, e Will está  doido para poder usar sua nova  identidade falsa, mas acontece que quando ele vai entrar na boate, ele é barrado.

“Aquele maconheiro idiota e  h-o-p-e-l-e-s-s pôs a porra do ano errado na minha identidade. . .”
O Will Grayson “amigo” de Maura, e Isaac decidem marcar de se conhecerem pessoalmente, e marcam um dia e um luar. Quando Will está indo para o encontro, percebe que é uma sex shop, e se pergunta por que Isaac marcou com ele em uma sex shop.

“ __Quem é você?
Eu me levanto e respondo
___ Hã, eu sou Will Grayson
___ W-I-L-L – G-R-A-Y -S-O-N? __Pergunta, soletrado impossivelmente rápido.
___ Hã, sim ___ Digo. ___Por que a pergunta?
O garoto me olha por um segundo, a cabeça inclinada, como se pensasse que eu poderia estar passando um trote nele.
Então finalmente diz:
___ Porque eu também sou Will Grayson. ”
 Esse livro é incrível, e cheio de frases legais e filosóficas, e lições de vida que vão te deixar encantado. O legal do livro, é que você sente que os personagens são reais, e vivem dilemas que nós mesmos já vivemos ou presenciamos.

Algumas citações que eu gostei:

“ tenho vontade de dizer a ela que é para isso que servem as vozes na cabeça da gente para ajudar a passar por todas as partes silenciosas.”
 “ eu entendo. as coisas que você mais quer são aquelas que te destroem no fim.”
 “Mas com amigos, não tem nada assim. Estar em um relacionamento, isso é algo que você escolhe. Ser amigo, isso é simplesmente algo que você é.”
 “A verdade pura e simples
Raramente é pura e nunca simples de fato.
O que um garoto pode fazer
Quando mentira e verdade são ambos pecado?”
 
 “. . . porque não podemos parar o Weltschmerz. não podemos parar de imaginar o mundo como deveria ser. O que é incrível! é a minha coisa favorita sobre nós!”
 “talvez haja alguma coisa que vocês tenham medo de dizer, ou alguém que vocês temam amar, ou algum lugar onde têm medo de ir. vai doer. vai doer porque é importante.”

Alguém aí já teve a oportunidade de ler Will  & Will? Comente aqui o que achou da leitura! Ainda não leu? Corra e leia, o livro é uma ótima experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário