Siga @jasou_gentegrande

7 de março de 2016

Resenha: Que é você Alasca?

Editora: Intrínseca 


Autor(a): John Green

Classificação:  


Alguns lugares onde comprar:
Americanas/Saraiva/Submarino









Quem é você Alasca? Como eu fiquei doida para saber!

Dei 5 estrelas para esse livro pelos seguintes motivos: A) é John Green. B) Como esse cara tem o 
poder de me deixar querendo fazer planos mirabolantes nessa minha vida! C) O livro é Muito Bom!


O livro é narrado por Miles Halter ( que logo logo você se esquece que se chama Miles) um garoto que não tem amigos, mora com os pais na Flórida e vive de decorar as últimas palavras que grandes pessoas disse antes de morrer. Mas cansado do tédio que é a sua vida, ele quer ir em busca do seu “Grande Talvez”!

“_ Então, esse cara . . . disse eu, parado na porta da sala _ François Rabelais. Ele era poeta. E as suas últimas palavras foram: “Vou em busca do meu Grande Talvez”. Por isso estou indo. Para não ter que esperar até o dia da minha morte para começar a procurar um Grande Talvez.”

Miles se muda para o Alabama para estudar no internato de Culver Creek, onde seu pai estudou. O colega de quaro de Miles, é Chip Martin, mais conhecido como Coronel, um garoto pequeno e forte. Coronel logo olha para Miles e diz que ele vai ser o “Bujão”.

Bujão, logo entra para a “turma” do coronel, que é composta por um Japonês chamado Takumi, Lara (cuja nacionalidade eu não me lembro, e não consegui achar no livro onde falava), com seu sotaque diferente, e ela, nosso mistério Alasca Young. 

Alasca é uma menina temperamental, e que às vezes se recusa a responder perguntas que comecem com “como”, “quando”, “onde”, “por que” ou “o que”. Assim como Bujão quer encontrar o seu Grande Talvez, Alasca quer saber “Qual a natureza do labirinto”, e como sair dele, que são as últimas palavras de Simón Bolívar.

“_ Passamos a vida inteira presos no labirinto, pensando em como vamos escapar dele um dia, e como vai ser quando fizermos isso, e imaginando o que o futuro guarda para nós, mas nunca conseguimos de fato sair. Só usamos o futuro para fugir do presente.”

Às vezes Bujão fica muito chateado com Alasca, porque ele nunca sabe em qual humor ela vai estar. Uma hora ela esta “Bem” (para os padrões dela) e de repente ela pira e se fecha em torno dela própria.

A escola, como todas são, é “dividida” em grupos, não sei como definir o grupo dos nossos personagens principais, mas eles mesmos definem o grupo dos riquinhos metidos a besta como os “Guerreiros de segunda a sexta”, ao qual o Coronel namora uma das Guerreiras. 

Um personagem bastante presente na história é o Águia, que acho que é um inspetor, porque é ele que fica dando flagra nos alunos fumando, e é o principal que sofre com os planos que os alunos decidem executar!

E que planos! A grande maioria dos planos são planejados por Alasca e Coronel (O que deixa Bujão um pouco chateado, porque eles não deixam ele participar do planejamento). Eles  calculam o tempo que vão gastar, a hora que cada um deve fazer sua parte . . . tudo direitinho, para ninguém ser pego!

Aliás, se você for pego, uma regra existe entre toda a escola: Não dedure! Isso é universal na escola, jamais dedure um ao outro.Aqueles que são pegos passam por um julgamento, ao qual tem alunos como júri, e o Águia como juiz.

O livro é dividido em duas partes: Antes e depois! Se você quer saber antes e depois do que, leia Quem é você Alasca? O livro é incrível, com um pouco de tudo: Romance, aventura, segredos . . . e como diz uma citação do “The Guardian” na capa do livro: “[ . . . ] faz você chegar à última  página do livro como uma pessoa completamente diferente.”

Já leu Quem é você Alasca? Comenta aí o que achou! Não leu? corre pra ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário