Siga @jasou_gentegrande

15 de agosto de 2018

Pensar um pouco ou simplesmente se expressar como der na telha?



O mundo se conecta via internet, eis uma verdade universal para todos, tanto para os que querem se conectar como para aqueles que ainda resistem. Temos o mundo na ponta dos nossos dedos e é aí que mora o perigo, temos muito poder, mas também temos muitos “olhares” sobre nós, e isso faz com que vivamos numa linha tênue entre se expressar naturalmente com aquilo que simplesmente vem na nossa cabeça sobre determinada situação ou pensar duas, três, indefinidas vezes, antes de dizer ou propagar algo.

As redes sociais são sítios na internet onde ocorrem o encontro de pessoas e ideias do mundo todo, e sempre que vemos um post que chama nossa atenção somos tentados a emitir nossa opinião. Entramos então na questão de que cada um tem sua posição sobre determinado assunto (ou não, certamente a pessoa pode também nem ter pensado seu posicionamento a respeito de algo), mas existem assuntos em que opinião errada, melhor não ser dada.

Não se trata de censura, mas se trata de respeito às condições do próximo, ou simplesmente empatia. Existem alguns assuntos atualmente comuns a todos nós que literalmente divide um mar de opiniões, assuntos como: legalização do aborto, homossexualidade e todas suas vertentes, feminismo, racismo, depressão e mais um monte de assuntos, esses são os mais comumente “discutidos”.

É extremamente triste ver comentários tão mal intencionados e tão prejudiciais. As pessoas parecem se esquecer de que estão lidando com outras pessoas que também possuem sentimentos, pessoas essas que podem ficar extremamente machucadas e abaladas com uma simples junção de palavras, pessoas que são julgadas e massacradas sem o mínimo de compaixão.

O mundo está em constante evolução, mas parece que isso também é dividido, enquanto em determinado aspecto as coisas literalmente melhoram e vão pra frente, continuamos a ver uma grande quantidade de pessoas com uma mentalidade atrasada e opressora. E parece não haver como mudar essa situação, porque o único modo de as pessoas mudarem são elas querendo, e incrivelmente muitos preferem permanecer ignorantes, preferem prosseguir disseminando um ódio gratuito que não tem outra finalidade senão ferir quem está do outro lado.

Mesmo que eu não enxergue uma solução a não ser a mudança que vem de dentro, deixo aqui meu apelo: pesem antes de postar algo, pensem antes de comentar algo, pensem no que suas palavras podem causar em outras pessoas e depois decidam se realmente vale à pena. Estou me adaptando à política do “Se não tem nada melhor pra falar, é melhor que não fale”, pois embora a grande maioria das pessoas realmente queira simplesmente magoar quem está do outro lado, existem aquelas que nem sabem que estão magoando, e é por isso que devemos pensar nas implicações que nossas palavras podem causar.

Há alguns dias atrás comentei uma coisa que não pensei ter a reação que as pessoas tiveram, comentei um simples “Ele já deve estar se arrependendo” , e realmente não esperava que esse comentário fosse desagradar tanto às pessoas ao nível delas ficarem zangadas com ele, mas aconteceu, o que eu pensei ser inofensivo e comentei por brincadeira atingiu umas 15 pessoas que leram o que comentei  de uma forma negativa, e não era isso que eu queria nem de longe, mas foi bom, porque pude mais uma vez ver como devemos ter cuidado com o que falamos, como devemos analisar o impacto que isso pode ter em quem está do outro lado lendo e não simplesmente o que nos importa, por que vivemos em sociedade e isso deveria significar que nos importamos com o bem estar daqueles que estão ao nosso redor, tanto fisicamente como virtualmente. Então caros internautas que se importam, façam esse exercício, pensem no próximo e pense na impressão que querem causar antes de simplesmente dar sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário